sexta-feira, 14 de agosto de 2015

"Novas" Imigrações Portuguesas em São Paulo

Desde o Sec. XV que o povo português é conhecido pela vontade e capacidade de vingar para além das suas fronteiras. E, historicamente, o Brasil sempre foi um dos principais destinos dos diversos fluxos da emigração portuguesa.
Após as grandes vagas de emigração, que ocorreram entre o início dos anos 50 e o final dos anos 70, o fluxo de emigrantes estabilizou, até aos primeiros anos do Sec. XXI, em que voltámos a ver um crescimento sustentado do número de pedidos de licença de trabalho permanente provenientes de cidadãos portugueses, tendo o número disparado exponencialmente no ano de 2011, com o agravar da crise económica em Portugal.
São Paulo

São Paulo é a sétima maior área metropolitana do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes, 11 milhões dos quais habitando a própria cidade, considerada a capital económica da América Latina, pelo elevado número de multinacionais que a escolhem para sediar as suas operações no continente. É também a maior cidade de língua portuguesa do mundo e, por esses motivos, apresenta-se como um polo de grande atratividade à imigração portuguesa, não sendo, de todo, uma missão complicada ouvir o sotaque “português de Portugal” nas principais ruas paulistas.
O custo da habitação é talvez um dos primeiros choques que os portugueses sofrem quando chegam à Sampa. A elevada densidade populacional segmentou as zonas da cidade por classes sociais e custo de vida.
 Na sua grande maioria, os portugueses que chegam à cidade, têm tendência a estabelecer-se nos bairros do centro, pela sua segurança e proximidade dos polos económicos. No entanto, são estes que tradicionalmente possuem custos de arrendamento mais elevados e mesmo no custo dos produtos verificam-se grandes diferenças de preço, de bairro para bairro.
O aumento generalizado dos preços de habitação e dos produtos alimentares nos últimos anos, aliados à crise económica que começa a ter os seus efeitos por todo o Brasil, bem como as dificuldades de contratação de estrangeiros impostas pelo governo, têm levado a que sejam cada vez menos aqueles que arriscam e têm sucesso ao rumar a São Paulo sem um contrato de trabalho.
Itaim Bibi
Por outro lado, a educação europeia, a língua “semelhante”, a fluência em idiomas europeus e a capacidade de trabalho dos portugueses são ainda uma mais-valia reconhecida pelas empresas, sobretudo multinacionais que não têm grandes problemas em ultrapassar as questões de contratação de estrangeiros, principalmente quando a posição tem níveis de exigência superiores, existindo até diversos casos de empresas que preferem oferecer condições salariais e de segurança bastante atrativas para que justifiquem, até, a deslocação de uma família inteira.
A investigação científica no Brasil tem sido uma nova realidade que o país tenta alavancar. Com os cortes nas bolsas científicas em Portugal, alguns académicos aproveitaram as parcerias vigentes e os apoios do estado brasileiro para prosseguirem as suas carreiras em Universidades paulistas.
No setor da Construção Civil, muitas das maiores empresas mundiais são brasileiras e quando os efeitos da crise no setor se começaram a fazer sentir em Portugal, o Brasil, a par de Angola, foi o primeiro destino de grande parte dos engenheiros e arquitetos lusos. No entanto, a mesma crise está a chegar ao Brasil com o mercado imobiliário a abrandar e a ocorrência de diversos escândalos político financeiros, o que começa a fazer com que muitos profissionais ponderem voltar ou procurar novas aventuras.
Avenida Paulista
Por muito que a língua seja “a mesma” e que a cidade exerça a sua influência de grande metrópole cultural, as saudades da pátria mãe são sentidas e visíveis no orgulho com que se fala de algo português, no prazer que se retira de um vinho nacional, no interesse com que se recebe um português recém-chegado. 

É por estes motivos que são várias as associações e grupos de portugueses que proliferam nas redes sociais, partilhando experiências, sucessos de portugueses, fotos da terra onde nasceram, noticias de Portugal e, mesmo, organizando eventos e encontros... para quando as saudades batem mais forte.
São diversos os restaurantes portugueses que prometem fazer lembrar ao paladar a nossa mais pura gastronomia.
Para quem se está a preparar ou pensa rumar a São Paulo, prepare-se para uma cidade de grandes contrastes, trânsito de carros, trânsito de pessoas, transportes lotados serão algumas novas realidades, a velocidade de acontecimentos da Sampa, eventos culturais, um novo bar, um novo restaurante, algo diferente para experimentar, amar e odiar a cidade ao mesmo tempo, passará a fazer parte do seu dia a dia
Artigo escrito para Visão Contacto.
Consulte a Publicação original aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário